No dia 1º de abril é comemorado o Dia da Mentira. Nesse dia, as pessoas costumam contar mentiras leves e fazer brincadeiras saudáveis para enganar seus amigos mais próximos como uma forma de se divertirem.
Para os ingleses, o Dia da Mentira é chamado de April Fool’s Day, e quer dizer “Dia dos Bobos de Abril”, em tradução livre.
Origem do Dia da Mentira
Existem várias explicações para relacionar o Dia da Mentira como dia 1º de abril. Em uma dessas explicações, a brincadeira teria sido originada na França. Acredita-se que, em meados do século VXI, eles comemoravam o Ano Novo em 25 de março. Com duração de uma semana, e as festas terminavam somente no dia 1º de abril.
Em 1562, o Papa Gregório 13 instituiu o chamado calendário gregoriano para todos os cristãos. De acordo com esse calendário, o Ano Novo passaria a ser comemorado no dia 1º de janeiro.
O Rei Carlos IX, em 1564, decidiu adotar o calendário gregoriano oficialmente, e passou a comemoração do Ano Novo para o dia 1º de janeiro também. No entanto, vários franceses não gostaram da alteração e persistiram na data antiga.
Dessa forma, alguns começaram a fazer chacota com as aqueles que resistiram à mudança, e que continuavam considerando a data antiga do Ano Novo. Eles eram considerados como bobos, pois estavam seguindo uma data que todos já sabiam que era falsa.
Dia da Mentira no Brasil
Aqui no Brasil, o Dia da Mentira teve início em Minas Gerais, por meio de um periódico de nome “A Mentira”. Ele tratava de assuntos sensacionalistas do início do século XIX.
Conta-se que teria sido lançado nesse periódico, no dia 1º de abril, uma matéria que noticiava a morte do Imperador Dom Pedro II. Alguns dias depois do anúncio, o jornal se viu obrigado a desmentir a notícia, pois muitas pessoas acreditaram de fato no que eles disseram.
Costumes
Hoje em dia, as pessoas fazem brincadeiras, pregam peças e contam leves mentirinhas para enganar os outros. Esse dia é comemorado tanto por crianças quanto por adultos.