19 de abril é o Dia do Índio. Antes que os primeiros europeus chegassem em terras americanas, os indígenas eram quem povoavam os países do continente.
Inúmeras tribos acabaram sendo totalmente destruídas. Assim como também se perdeu muito da cultura indígena com o passar do tempo. Foi para não deixar as futuras gerações se esquecerem das origens que o Dia do Índio foi criado.
Origem do Dia do Índio
Não foi por acaso que o dia 19 de abril foi escolhido para essa comemoração. Nesse mesmo dia, do ano de 1940, ocorreu o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que tinha como principal objetivo proteger os direitos dos índios e reunir os líderes indígenas de todo o continente americano.
A ONU (Organização das Nações Unidas) definiu que no dia 09 de agosto seria comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Essa seria uma maneira de conscientizar tanto a população mundial quanto os governos, que é muito importante reconhecer e preservar os direitos desses povos.
Aqui no Brasil, o Dia do Índio foi oficializado depois que o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto-lei nº 5.540, de 02 de junho de 1943.
Essa data comemorativa serve para que a população reflita sobre a cultura dos povos indígenas, e como é importante preservar a sua história e seus valores.
A cultura brasileira teve uma grande influência dos povos indígenas para a sua formação. E nós podemos perceber esse fato claramente na alimentação, na formação dos povos e nos costumes em geral.
No vocabulário brasileiro também é clara a influência dos índios. São inúmeras as palavras de origem indígena que fazem parte do nosso vocabulário.
Outros exemplos dessa influência estão presentes em pratos feitos à base de milho e mandioca. O folclore brasileiro também teve forte influência dos indígenas. Onde algumas figuras se destacam, como os pajés e o Uirapuru, por exemplo.
Para comemorar essa data, as escolas organizam atividades relacionadas com a cultura dos índios para que os alunos possam participar e aprender sobre a mesma.