A Quarta-feira de Cinzas é uma celebração da igreja católica que marca o primeiro dia da Quaresma de acordo com o calendário gregoriano. A data serve para mostrar que a vida humana é frágil e passageira. É o dia seguinte à terça-feira de carnaval, último dia da festa, e o primeiro dia da Quaresma.
Quarta-feira de Cinzas é feriado?
Pelo decreto governamental, a Quarta-feira de Cinzas é um ponto facultativo. Por este motivo, alguns estabelecimentos comerciais, agências bancárias e setores públicos, neste dia, funcionam somente a partir das 12 horas. A data não é celebrada por outros grupos cristãos.
Costumes e Tradições
Na Quarta-feira de Cinzas, é comum os católicos não comerem carne e fazerem jejum. Essa data representa o começo de um período de penitência e provações.
Nesse dia, a igreja católica celebra uma missa especial para dar início à Quaresma. Durante a missa, os fiéis recebem o sinal da cruz na testa feito com cinza. Essa cinza é proveniente de ramos já abençoados e queimados no domingo de ramos, celebrado no ano anterior. Quem faz a cruz na testa dos fiéis diz: “Lembre-se que você é pó e ao pó voltará” (Gênesis 3:19), ou “Arrependa-se e creia no evangelho” (Marcos 1:15).
Na celebração da data, os católicos refletem sobre a vida e a morte, sobre a salvação e a sua importância, e sobre o arrependimento. É um momento para o cristão refletir sobre as verdades que a Bíblia diz. O homem tende a se esquecer do que realmente importa, das coisas que Deus promete e que somos mortais. Por isso é que a reflexão se faz tão importante nesse período.
Durante a Quarta-feira de Cinzas, o cristão católico faz penitências, como uma forma de cobrar de si mesmo pelos pecados cometidos. Pede perdão, deve se arrepender de verdade e de coração e tentar viver uma vida longe do pecado.