Dia 11 de abril é comemorado, todos os anos, o Dia da Escola de Samba. Essa data tem como objetivo homenagear as inúmeras escolas de samba existentes no país, e que alegram o carnaval de milhares de foliões a cada ano.
O carnaval já faz parte da cultura brasileira. E as escolas de samba trazem toda a alegria, dança e muita música para animar os desfiles.
Origem do Dia da Escola de Samba
O Dia da Escola de Samba surgiu para homenagear a fundação do bloco de carnaval chamado “Ouro sobre Azul”, pelo sambista brasileiro Paulo Benjamin de Oliveira, mais conhecido como Paulo da Portela.
Um tempo depois, esse bloco passou a se chamar “Conjunto Carnavalesco Oswaldo Cruz”, depois “Quem nos Faz é o Capricho”, em seguida “Vai Como Pode” e, por fim, em 1935, recebeu o nome de “Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela.
Todos os anos, as principais escolas de samba do país participam dos desfiles que acontecem em São Paulo e no Rio de Janeiro, principalmente. Esses dois desfiles são os mais populares do Brasil. E contam com a presença não só de brasileiros, quanto de pessoas de outros países também.
As primeiras escolas de samba surgiram dentre as décadas de 20 e 30. A sua formação foi baseada nos Ranchos Carnavalescos. Elas tomaram suas próprias identidades rapidamente. Essas primeiras escolas eram consideradas rígidas.
Mas, como toda tendência, elas começaram a se modernizar com o passar do tempo e passaram a dar oportunidade para outras pessoas como crianças e jovens também.
Os trabalhos das escolas de samba acontecem o ano todo para que, em apenas uma apresentação, elas sejam julgadas durante o carnaval. São muitas as pessoas envolvidas em uma desfile da escola de samba. Dentre as quais estão os passistas, mestre-sala, sambista, porta-bandeira, o integrantes da bateria e da orquestra, além de alas e destaques.