A comemoração do Folclore Brasileiro acontece no dia 22 de agosto. A palavra folclore se originou da união de duas palavras inglesas: folk (povo) e lore (conhecimento). Quem criou essa combinação foi o britânico William John Thoms.
Dessa forma, o significado do folclore é “aquilo que o povo faz” ou “conhecimento do povo”, “a cultura de um povo”. O dia 22 de agosto foi quando William Thoms usou a palavra “Folclore” pela primeira vez, no ano de 1846. Por isso a escolha desse dia.
A cultura do povo brasileiro é proveniente da mistura de vários povos, como os indígenas, os africanos, portugueses, italianos, alemães e japoneses.
Origem do Dia do Folclore
O Decreto de Lei n° 56.474, de 17 de agosto de 1965, definiu oficialmente o Dia do Folclore Brasileiro. Desde então, ele passou a ser comemorado no país inteiro no dia 22 de agosto.
Fazem parte do Folclore Brasileiro:
- Lendas: Saci Pererê; Negrinho do Pastoreio; Curupira; Boitatá e Boto Cor de Rosa.
- Festas: Boi-bumbá; Festa de Nossa Senhora de Nazaré (Belém); Procissão Marítima de São Pedro.
- Canções: Fui no Tororó; Caranguejo não é Peixe; Cai, Cai Balão; Peixe-Vivo e o Cravo e a Rosa.
- Danças: Tambor de Crioula, Pau de Fitas, Maracatu, Jongo e Umbigada.
Em 1922, na Semana de Arte Moderna, muitas das obras apresentadas foram inspiradas no Folclore Brasileiro. Fato que impulsionou a divulgação do Folclore no país.
A Comissão Brasileira do Folclore foi criada em 1947. Em seguida, também foram criadas as comissões estaduais. No Rio de Janeiro, em 1951, aconteceu pela primeira vez o Congresso Brasileiro de Folclore. Esse evento acontece a cada 2 anos.
As escolas festejam o Folclore todos os anos com muitas atividades típicas. Veja abaixo algumas delas:
- Apresentações de danças temáticas
- Apresentação de lendas folclóricas em sala
- Apresentação sobre a história do folclore no Brasil
- E etc.